Hoje, uma data tão significativa, deveria eu estar compartilhando lindas mensagens de otimismo e felicidade. Transferindo energia positiva e repassando as mais belas mensagens encontradas na internet.
Mas há algo mais forte do que belas mensagens, há uma realidade enfrentada por cada professor que constrói este país, o nosso município. Em 1996, elaborada a LDB, onde estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, em 1988, aprovada nossa Constituição, apresentada em seu texto a valorização do professor, que só a partir de 2007, com a Lei do Fundeb, veio a discussão sobre a valorização do professor, por meio de debates e luta. Em seguida, em 16 de julho de 2008, veio a Lei do Piso, onde mais uma vez trata da valorização do professor. São Leis garantidas no papel e que infelizmente não sai dele. É bem verdade que houve determinadas mudanças, mas diante do que fala as Leis, falta muita coisa. Falta na verdade respeito com estes profissionais que verdadeiramente torna este país melhor, que verdadeiramente forma todos os outros profissionais, como é tão repetido por todos, principalmente pelos que governam.
É meus caros companheiros, estamos hoje vivendo um grande debate, há um projeto de Lei, a PL 3776/2008 que rasga a Lei do Piso, a Constituição e lança um projeto onde modifica a forma de reajuste dos professores, passando a ser somente pelo INPC. Difícil entender um país que fala tanto em crescimento educacional, em projeto de valorização, em aumento de recurso, como os royalties do petróleo e debate sobre retirada de direitos para os profissionais.
Finalizo minha fala perguntando. Para que tanto recurso na educação, se os verdadeiros atores da educação estão a cada dia sendo mais desvalorizados, será talvez para aumentar a corrupção neste país? É esta a forma que os governos compreendem valorização? E nós professores? Até quando vamos ficar de braços cruzados observando tanto absurdo? Sejamos professores que tornem sim este país melhor, mas sejamos também professores que mostrem a todos, principalmente a quem governa que, SOMOS CAPAZES DE MUITA COISA, PRINCIPALMENTE, SABER NOS VALORIZAR. Façamos um Município que queremos e um país que nos respeite. Parabéns a todos os professores e professoras que a cada dia acredita em um dia melhor.
Claudia Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário