sexta-feira, 28 de julho de 2017

SINDSEP PENTECOSTE REALIZA ASSEMBLEIA NESTA SEXTA, 28


BOA TARDE A TODOS OS COMPANHEIROS  E COMPANHEIRAS!





Primeiro queremos agradecer a todos os servidores em Nome do SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PENTECOSTE – SIDSEP/PENTECOSTE que estiveram presentes hoje no Salão Paroquial de Nossa Senhora da Conceição para participar de Assembleia.
Estiveram presentes mais de uma centena de servidores. Na ocasião foi discutidas uma pauta que tratava da questão:
Do Reajuste salarial;
O Processo das 20 horas;
O não pagamento do terço de férias;
Adicional noturno e insalubridade.
Outras questões;
Tivemos a Presença do Jurídico do SINDICATO, Dr. Valdecy Alves. Na ocasião foi colocado que varias categorias de servidores que estão há vários anos sem aumento e que por causa disso já não suportam mais tanto descaso.
Outro ponto discutido foi quanto à questão das 20 horas que nessa semana esta vivendo mais um capitulo no que diz respeito a sua implementação definitiva. Estamos recebendo a assinatura dos servidores no abaixo assinado, na Sede do Sindicato, até quarta-feira dia 2 de agosto.
Também foi colocada a questão dos Professores e outros servidores que estão até esta data sem receber seu terço de férias. Durante sua fala, Dr. VALDECY Mostrou dados do TCM, e de repasses federias para o município, bem como da estimativa de orçamento de Pentecoste para este ano de 2017, na ordem de 75 milhões de reais, 4 milhões a mais que no ano de 2016. Que mesmo em meio à crise o município continua tendo um aporte de recursos disponíveis para cumprir com suas obrigações, incluindo reajuste de servidores e outros direitos. Dr. Valdecy mencionou ainda que, por causa da irresponsabilidade administrativa dos gestores, no decorrer do tempo, o município tem repasses descontados por motivos de dívidas com a união. Ou seja, quando a União faz os repasses para o município retém aquilo que o município deve e dai a diminuição, o que prejudica sempre o pobre servidor. Essas dívida em maior proporção é com INSS. Esse preço é o servidor que paga duas vezes, pois todos tem mensalmente o desconto em folha, mas na maldade os gestores de todos os tempos, se apropriam desses recursos e, com passar do tempo, se o município não repassa então a União descontas. Esse mais um castigo e uma apunhalada nas costas do Servidor.
Ainda a questão do adicional noturno que, este por sua vez, já está justiça aguardando parecer. Direitos este consagrado pelas vigente, mas o que município continua violando e prejudicando aqueles que ganha quase nada.
Durante a Assembleia, apesar da presença de um bom número de servidores, constatou-se que o número ainda foi muito pouco do total de filiados. Se fizeram presentes um bom número de motoristas, um bom número de vigias, auxiliares de serviço, mas o que deixou a desejar foi o número de professores. Sabemos que Pentecoste tem uma grande quantidade deles e a maioria da sede, mas hoje, eram poucos os presentes. Porem são estes que mais reclamam. Vieram muitos professores da zona rural, aqueles que tem dificuldade de transporte.
Por causa desse número limitado não foi possível tomar nenhuma decisão hoje.  Foi proposto durante a reunião que se o prefeito não pagar o terço de férias e não negociar aumento salarial para as categorias haveria paralisação. Porem, para que haja uma decisão mais firme por parte dos servidores, foi marcada outra assembleia para quarta-feira, 02 de agosto no Salão paroquial as 9 horas da manha.
Para esta assembleia esperamos a participação em massa dos professores, pois é nesta assembleia que se decidirá o que devemos fazer, juntamente com os motoristas que estão decididos a partir pra luta para garantir os seus direitos. Também convocamos todos os Secretários Escolares, Agentes administrativos, e servidores da saúde para também aderir a luta por reajuste salarial. Esta é a hora de unirmos forças. Do contrario, estaremos todos num mesmo barco que se fura a cada dia e, quando dermos contas, todos afundarão e sem direito a resgate. É hora de reagir antes que seja tarde demais
Portanto, pedimos a todos os que nesta quarta, dia 2, não falte. Saibam todos, que a força da entidade sindical está na participação de seus filiados.

Por fim, gostaria de deixar este texto para reflexão de todos.
No caminho com Maiakóvski
"[...]
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
[...]"


Agrade a Direção Sindical