O que tá ruim pode piorar para professores
Direitos que conquistamos a duras penas querem retirar
Imag. do Google |
Há rumores de que diretores de escolas estão sendo chamados na secretaria de educação para tratar de diminuição das horas de planejamento dos professores. Quando a gente pensa que as coisas estão indo pra frente tem sempre alguém(governos) querendo aniquilar o direito que ainda nem foi implantado na sua totalidade. Esse processo de implantação de 1/3 começou a ser implantado em agosto de 2013 depois de muita peleja nossa. Em 2014 deveria ter sido universalizado, não foi. Neste ano de 2015 a Prefeita começou o ano retirando esse direito. Nas escolas da sede os professores bateram o pé e não aceitaram essa ideia, o que provocou a resistência dos professores. Bateram pé porque é um direito conquistado juntamente com a lei do piso nacional aprovado em 2008, que garante o mínimo de 1/3 da carga horária para planejamento das atividades. Pensar em retirar esse direito dos professores é no mínimo uma afronta e deve ser rechaçado por todos os profissionais da educação.
O Sindsep já apresentou essa questão ao Promotor de Justiça pedindo que a Prefeitura universalize o direito para todos e não o contrário, e levará essa situação a todos os professores em todas escolas para comprar essa briga cumprindo a Lei que é trabalhar dois terços em sala de aula e o outro terço fora da sala nas atividades de planejamento e estudo. Quem cumpre lei não pode ser punido e destinar um terço de nosso trabalho para as atividades de planejamento é um direito e, portanto, queremos usufruir dele. É uma proposta no mínimo desrespeitosa para com toda a categoria.
Portanto, professores estejam preparados para a luta. Como sempre digo: os carrascos estão sempre apostos para chicotear o trabalhador. Resistir a toda forma de opressão é necessário ou gente está fadado ao fracasso e a derrota.
A Senhora prefeita é aclamada por alguns por ai como aquela que ama a educação porque é professora e que tem seus olhos voltados para a melhoria da qualidade da educação. Alguém acredita nisso? Acabando com as esperanças dos profissionais da educação é que muda para melhor?
Professor Valdeni Cruz (Diretor sindical)
Nenhum comentário:
Postar um comentário