sexta-feira, 29 de abril de 2016

Conheça os Representantes do Sindsep - Pentecoste


Secretária de Finanças



ERIDAN CASTRO DE SOUSA

 Sou professora no município de Pentecoste há 23 anos, desde 02 de janeiro de 1993. Ingressei na área da pedagogia na E.E.F. Francisco Sá- Anexo I em Posto Agrícola na zona rural do município ainda leiga em formação, todavia através do Projeto LOGOS II, ofertado na secretaria de educação local, dei início a minha formação profissional acadêmica neste mesmo ano. Em 1994 passei no concurso público, garantindo oficialmente meu cargo no município por 20 horas; em 1997 passei em novo concurso para mais 20 horas, todavia os gestores da época não deram esta garantia de direito a mim e outras tantas pessoas que não sabiam como ou onde buscar seus direitos e o prazo para questionar expirou; em 2003 fiz e passei em novo concurso para 20 horas e assumi em agosto do mesmo ano.

 Durante minha trajetória profissional lecionei em muitas escolas, pois os gestores municipais acreditavam que é importante o profissional partilhar conhecimento e contribuir com turmas diversificadas, polivalência nas disciplinas, em zona rural e urbana. Assim lecionei de janeiro de 1993 a junho de 2003 alfabetizando na escola já citada, depois na Creche Julieta Braga de Azevedo (Bairro Barreiros); Francisco Sá Anexo II- Núcleo D; na E.E.F. Francisco Sá –Sede, cuja turma funcionava numa sala de aula emprestada na escola estadual E.E.M. Etelvina Gomes Bezerra na 2ª série (Bairro Vila Nova); em 2002 fui lotada para a recém inaugurada escola E.E.I.F. Vicente Feijó de Melo na 5ª série (Bairro Santa Inês). Em agosto de 2003 quando assumi as outras 20 horas fui lotada pela manhã na E.E.F. Neuse Gurgel (zona rural) com a turma multiseriada de 3ª e 4ª séries e a tarde continuei na escola Vicente Feijó de Melo. Em 2004 fui transferida, a meu pedido, da escola Neuse Gurgel para a escola de Vila Nova-Maracajá (zona rural) na turma da 2ª série. Em 2007 fui convidada pela secretaria de educação a fazer parte do núcleo gestor da escola Vicente Feijó e assumi esse cargo até 2010; já em 2011 assumi esta mesma função na escola de Vila Nova- Maracajá, por 2 anos e retornei para a escola Vicente Feijó até fevereiro de 2013, quando no mês de março assumi a função de secretaria geral do SINDSEP suprindo a vacância que havia neste cargo por aclamação e aprovação em assembléia geral, estando até os dias atuais. Nesses 23 anos de atuação na área da educação não parei de estudar, de me reciclar e aprimorar meus conhecimentos dentro e fora da área da pedagogia. Fiz muitos cursos em diversos institutos como o Demócrito Rocha e o Prisma; muitas capacitações como o Projeto Lendo Você Fica Sabendo; formações sobre o FUNDEB, PNLD, CAE, TRANSPORTE ESCOLAR entre outros. Fiz parte de muitos Conselhos tanto das escolas como os Municipais com o intuito de adquirir conhecimentos e contribuir em prol do bem comum como o FUNDEB, o CAE, Conselho do Meio Ambiente, Conselho das Cidades entre outros. Entre os cursos acadêmicos na área da pedagogia, após o LOGOS II, fiz minha graduação pela UECE e 3 pós graduações: Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela UVA, Gestão Escolar pela FVS, Biologia pela FGF. Em todas as escolas que passei independente de cargo/função, bem como na entidade sindical procurei e procuro fazer um trabalho de qualidade e excelência, sempre em parceria trocando experiências, partilhando conhecimento, dúvidas e dando minha contribuição em prol do bem de todos que necessitem do que eu possa ajudar e oferecer. No decorrer desses anos em que estou secretaria geral no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pentecoste, participei de inúmeros congressos, conferências, reuniões e encontros sindicais e intersindicais municipais e estaduais em Fortaleza, Itapipoca, Beberibe, Apuiarés, Tejuçuoca, Trairi, Paraipaba entre outros.

 Nesses eventos adquiri muito conhecimento sobre a luta sindical com servidores de todo o estado e palestrantes convidados de todo Brasil, onde se debatia todo tipo de situação, violação de direitos, estrutura sindical, etc, relacionado aos servidores. Participei também de reuniões com deputados, vereadores e outros na Assembléia Legislativa do Ceará, com militâncias de todo o estado, com membros da CUT, da Fetamce, da Fetraece e de diversos outros órgãos em defesa do servidor público. Participei de algumas reuniões na TRT (tribunal Regional do Trabalho), com desembargadores na PGJ (Procuradoria Geral de Justiça), apresentando aos mesmos processos, denúncias e violações contra direitos dos servidores do município.
 Como pessoa já trago comigo grande bagagem empírica do repúdio a injustiça para com os desfavorecidos, pois nasci e cresci na zona rural trabalhando na roça com minha família nas terras de latifundiários e me indignava com a exploração feita sobre os trabalhadores, mas não tinha poder, idade e tão pouco conhecimento para ir contra os opressores. Hoje, como sindicalista, busco aprimorar meus conhecimentos sobre os direitos dos trabalhadores, e tudo o que se referir à violação deles me diz respeito, pois como servidora o que os atingir, atingirá a mim também. Nem todos os servidores têm conhecimento, coragem ou mesmo desejo de lutar por seus direitos; foram se acomodando e dando-se por satisfeitos com o que recebiam dos gestores. Assim, não para nos propagar como “salvadores da pátria”, mas como agentes de luta e mudança favorável na vida dos servidores é que os que estão à frente da entidade sindical acreditam na justiça e fazem o impossível para ter garantido os direitos dos demais, não por querer reconhecimento, mas para que a justiça seja de fato efetiva para todos e a teoria se torne prática.

 Na sede da entidade é minha atribuição coordenar os serviços administrativos dentro e fora da sede, organizar documentos, elaborar atas de assembleias, relatórios, ofícios, correspondências, registros de documentos, secretariar reuniões internas e externas, contactar os diretores e servidores quando solicitados na sede, entregar e protocolar documentos expedidos e recebidos, analisar documentos e fazer planilhas e relatórios destes, receber os servidores e lhes dar ciência do que solicitam à entidade sindical. Tanto nas escolas como no sindicato, procuro fazer meu trabalho com responsabilidade, coerência, zelo, parceria, dedicação, qualidade e excelência, atendendo os servidores de modo propício, tal e qual como desejo para mim. Dentro ou fora da entidade sindical minha postura, meu desejo e coragem de lutar pela justiça social não mudarão e continuarei dando minha parcela de contribuição para ver a justiça acontecer.

Direção Sindical


Nenhum comentário: