terça-feira, 28 de outubro de 2014

A luta contra o câncer de mama, listado como o mais comum entre as mulheres, ganhou destaque neste mês de outubro.


É importante detectar precocemente o câncer de mama.




O câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais causa mortes entre mulheres em nosso país. Entretanto, quando diagnosticado e tratado de forma precoce, suas chances de cura são bastante consideráveis, reduzindo drasticamente os riscos de sequelas, tanto físicas quanto emocionais. Mulheres cuja menarca se deu precocemente, tiveram menopausa tardia, não procriaram, ou engravidaram após os trinta anos, constituem fator de risco. Além disso, a ingestão regular de álcool, obesidade e exposição a radiações ionizantes fazem parte desta lista. Há controvérsias se, de fato, o uso de pílulas anticoncepcionais é um fator que propicia tal neoplasia, sendo apontadas aquelas que utilizaram este medicamento em idade precoce, antes da primeira gravidez, ou por longos períodos.

A presença de nódulos nos seios, com ou sem dor, é o que caracteriza esta moléstia. Além disso, deformidade, assimetria ou aumento de volume podem também indicá-lo. Entretanto, tais alterações não significam, necessariamente, a presença do câncer de mama, sendo por isso extremamente importante o auxílio médico nessas situações. Recomenda-se, ainda, que todas as mulheres façam diariamente o autoexame e, anualmente, o exame clínico das mamas.

Considerando que nem todas as pessoas acometidas por este tipo de tumor possuem histórico familiar para tal; e que em aproximadamente 95% dos casos, essas possuem idade igual ou superior a 35 anos, mamografias anuais a partir dessa faixa etária também devem fazer parte de sua rotina. A mamografia é feita com um aparelho de raio-X, denominado mamógrafo. Bastante sensível, comprime esta região em busca de indícios que podem estar relacionados ao câncer; causando desconforto discreto e suportável.

O diagnóstico é feito por meio de biópsias e, em caso de resultado positivo, para cada caso há tratamentos específicos. São eles: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e/ou hormonioterapia. A retirada das mamas é feita apenas em algumas situações.

Importante saber: a Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.




O trabalhador é a nossa bandeira"




Enedina Soares: "O trabalhador é a nossa bandei

No dia 28 de outubro comemoramos o dia do servidor público. A data foi instituída em 1937, no governo do então presidente Getúlio Vargas. Hoje, passados 77 da organização da carreira no Brasil, temos que manifestar, enquanto categoria, o nosso anseio por mais mudanças, especialmente no funcionalismo público das cidades, mais jovem e mais carente de direitos.

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) nasceu, em 1990, com esta demanda, de promover os direitos dos trabalhadores do serviço público municipal. De lá para cá, já correram quase 25 anos de um incansável investimento no sonho de um serviço público de qualidade, tornando conquistas tantas lutas e esperanças da classe.
Ao longo deste tempo, unificamos a defesa dos servidores cearenses e avançamos na garantia dos direitos individuais e coletivos, através de um processo de organização e consolidação de 146 entidades sindicais de base em 156 municípios do Ceará, tecendo uma forte rede de caráter estadual.
Dessa forma, influenciamos no fortalecimento de todas as categorias que fazem o serviço público municipal, alcançando a garantia do salário mínimo e a efetivação do piso nacional do magistério como Direito e mais recentemente a aprovação do piso nacional de agentes de saúde e endemias. Também nos engajamos numa perspectiva ampla de desenvolvimento do município, com a proposição de políticas públicas sociais universais de qualidade, que gerassem cidadania e promovessem a redução das desigualdades.
Mas nós queremos mais! Temos a necessidade de cada vez mais consolidar o instrumento de negociação coletiva que são as campanhas salariais, bem como a promoção de cidades com igualdade de direitos para mulheres, jovens, idosos, negros, gays, lésbicas e pessoas com deficiências.
Uma palavra resume o verdadeiro sentimento deste momento: esperança. Cada vez mais, queremos ampliar o bem viver pessoal e coletivo, mesmo que para isso tenhamos que enfrentar greves, perseguições, tentativas de cooptação e muitas outras formas de atingir a liberdade de organização sindical.
A nossa valorização começa pelo nosso salário, pelo nosso reconhecimento profissional, pelo cumprimento de todos os nossos direitos por parte dos prefeitos e prefeitas municipais. Por isso, estamos aqui, de pé e prontos para a luta, pois o trabalhador é a nossa bandeira.
Enedina Soares
Presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce)
 Artigo publicado  no jornal O Povo.