Enedina Soares: "O trabalhador é a nossa bandei
No dia 28 de outubro comemoramos o dia do servidor público. A data foi instituída em 1937, no governo do então presidente Getúlio Vargas. Hoje, passados 77 da organização da carreira no Brasil, temos que manifestar, enquanto categoria, o nosso anseio por mais mudanças, especialmente no funcionalismo público das cidades, mais jovem e mais carente de direitos.
A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) nasceu, em 1990, com esta demanda, de promover os direitos dos trabalhadores do serviço público municipal. De lá para cá, já correram quase 25 anos de um incansável investimento no sonho de um serviço público de qualidade, tornando conquistas tantas lutas e esperanças da classe.
Ao longo deste tempo, unificamos a defesa dos servidores cearenses e avançamos na garantia dos direitos individuais e coletivos, através de um processo de organização e consolidação de 146 entidades sindicais de base em 156 municípios do Ceará, tecendo uma forte rede de caráter estadual.
Dessa forma, influenciamos no fortalecimento de todas as categorias que fazem o serviço público municipal, alcançando a garantia do salário mínimo e a efetivação do piso nacional do magistério como Direito e mais recentemente a aprovação do piso nacional de agentes de saúde e endemias. Também nos engajamos numa perspectiva ampla de desenvolvimento do município, com a proposição de políticas públicas sociais universais de qualidade, que gerassem cidadania e promovessem a redução das desigualdades.
Mas nós queremos mais! Temos a necessidade de cada vez mais consolidar o instrumento de negociação coletiva que são as campanhas salariais, bem como a promoção de cidades com igualdade de direitos para mulheres, jovens, idosos, negros, gays, lésbicas e pessoas com deficiências.
Uma palavra resume o verdadeiro sentimento deste momento: esperança. Cada vez mais, queremos ampliar o bem viver pessoal e coletivo, mesmo que para isso tenhamos que enfrentar greves, perseguições, tentativas de cooptação e muitas outras formas de atingir a liberdade de organização sindical.
A nossa valorização começa pelo nosso salário, pelo nosso reconhecimento profissional, pelo cumprimento de todos os nossos direitos por parte dos prefeitos e prefeitas municipais. Por isso, estamos aqui, de pé e prontos para a luta, pois o trabalhador é a nossa bandeira.
Enedina Soares
Presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce)
Artigo publicado no jornal O Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário